ExpoLagarto: Conteúdo Histórico

Em 1963, a pecuária já era uma das atividades mais fortes da Região Centro Sul de Sergipe e os criadores sentiam a necessidade de uma maior expansão, de abrir novos espaços para comércio.

Tomando como exemplo a exposição de Aracaju, Martinho Almeida, José Dórea de Almeida (Dorinha), Edmundo Freire, Horácio Góes, Nelson Pinto, Felisbelo M de Almeida, Antônio M. de Almeida e outros criadores, resolveram criar a Exposição-Feira de Animais em Lagarto.

Naquela época era Governador o Sr. Seixas Dórea, que junto ao Secretário da Agricultura Jorge de Oliveira Neto e o prefeito de Lagarto, Rosendo Ribeiro de Souza (Ribeirinho), deram todo apoio à iniciativa desses inovadores criadores.

O local escolhido foi embaixo de mangueiras e jaqueiras, onde hoje funciona a Sede do Rotary em Lagarto. Imagine a coragem que foi realizar uma exposição na rua com mais de 1000 animais, com desfile e sem as mínimas condições de estrutura. Apesar disso, participaram criadores de Lagarto, de Simão Dias, Riachão do Dantas, Itaporanga, Frei Paulo e outros municípios.

Predominou nessa 1ª Exposição a raça bovina Indubrasil, animal de pelagem geralmente branca ou cinza, orelhas grandes, cupim e barbela bastante desenvolvidas, que naquela época era utilizado na região como animal de dupla aptidão: carne e leite. Posteriormente com a introdução de raças leiteiras, o Indubrasil passou a ser explorado exclusivamente para corte.

Essa iniciativa fez o maior sucesso junto à população, que fazia desse evento um grande marco social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *